Plastimodelismo

  Autom?veis

  Avi?es Militares

  Avi?es Civis

  Caminh?es

  Dioramas

  Fantasia

  Fic??o e Espa?o

  Figuras

  Helic?pteros

  Militaria

  Montagens

  Motocicletas

  Navios

  Tratores

  Veleiros



Outros

  Estruturas

  F?rreo

  Paper Models

  Tampas



 << Voltar

Tamiya BMW R75 1/9
Por:  (Outros modelos do autor)
Brasília - DF

BMW R75 BMW R75 BMW R75

Histórico:

Em 1937, o OkH (Oberkommando des Heeres - Alto Comando do Exército) discutiu, com a BMW e a Zündapp, a criação de motos pesadas on/off-road, com side-car, com as seguintes especificações:

  1. Deveriam ser usados os mesmos pneus do Volkswagen (ou na mesma medida, 4,50 x 16);
  2. Os pára-lamas seriam dimensionados para permitir o uso de correntes nos pneus;
  3. O tanque de combustível deveria garantir uma autonomia de 350 km, sem paradas;
  4. A velocidade máxima com carga total foi estabelecida em 95 km/h, e a velocidade de cruzeiro em auto-estradas em 80 km/h;
  5. Distância mínima de 150 mm em relação ao solo;
  6. Capacidade de carga de 500 kg, dividida em 250 kg (piloto + passageiro do sidecar + malas) para a moto e os 250 kg restantes para o sidecar.
Quando o OkH pediu a criação de uma moto com essas características, a BMW já tinha algumas idéias. Uma moto com tração no side-car, que em 1934 havia sido usada numa excursão de inverno, recebeu muita atenção de especialistas, o que viabilizou a adoção imediata desse sistema de transmissão, que a Zündapp veio a usar também. Além disso, o garfo telescópico, desenvolvido alguns anos antes, pôde também ser usado. O quadro era de construção tubular e de fácil desmontagem.

Assim, em 1941, surgiu a R75, com 750 cc. De manejo fácil e com a característica condução agradável das motos BMW, era resistente e confiável em quaisquer condições. Rodar lentamente e por horas em comboios, atravessar cursos d'água, galgar aclives acentuados ou rodar velozmente em Autobahns não afetava em nada sua segurança operacional. E ela compartilhava a maioria de suas peças com sua companheira de armas, a Zündapp KS750 - uma enorme vantagem logística em tempo de guerra.

Hoje, mais de 60 anos após sua adoção, aficcionados utilizam motos militares restauradas BMW e Zündapp para viagens por toda a Europa - no asfalto, na lama e no gelo. E é a um deles, Hans-Peter Hommes, que dedico este modelo, para o qual ele muito contribuiu com referências e sugestões. Peter também é autor de diversos livros sobre essas motos e produz peças de reposição para elas, na Alemanha.


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768