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Como converter um Boeing 727-200 em -100

O Boeing 727 foi produzido em duas versões principais, o 727-100 e o 727-200. Ambas as versões foram disponibilizadas em diversas variantes, incluindo cargueiros.

Atualmente todos os modelos disponíveis (1/125, 1/144, 1/200) somente cobrem a versão -200. Encurtar um -200 para um -100 não é muito difícil.

Versões:

727-100    Variante inicial: Fuselagem curta;
                             Entrada do motor 2 ligeiramente oval;
                             uma porta no meio da asa, do lado direito
                             Sem portas traseiras, exceto em algumas exceções
                             (JAL tinha uma porta de carga deslizante, cortava
                              uma parte da junção asa/fuselagem);

727-200    Versão posterior: Fuselagem alongada, 10' (3.05 m) à frente e atrás das asas;
                             Motor 2 com entrada circular; levemente levantada da fuselagem;
                             Porta logo atrás do cockpit, lado direito;
                             Portas traseiras;
                             Porta traseira que se abaixa (longitudinal);
                             Porta de carga frontal à meia distância entre 
                             a porta de entrada e a asa.

Dimensiões:             Comprimento             Envergadura             Altura
727-100                 133'2"  40.59 m         108'    32.92 m         34'  10.36m
727-200                 153'2"  46.69 m         108'    32.92 m         34'  10.36m
Sub-variantes:
727-100      Versão padrão de passageiros

727-100C/QC  versão Combi / Quick Change. Porta de carga no lado esquerdo cobrindo
             as janelas 7-13. Essa porta é comum no 707-320C. Note que as janelas
             7 e 13, fora da porta de carga, são ligeiramente mais estreitas
             que as outras, e levantadas do centro da porta de carga. Muitos cargueiros
             não têm janelas.             

727QF        Motores Rolls-Royce Tay 651-54 os -100C's para a UPS. Os motores são maiores e 
             compatíveis com níveis de ruído Stage 3. A entrada central é levantada
             e o duto S foi redesenhado.

727-200      Versão padrão de passageiros;

Adv 727-200  Versão "Advanced", sem mudanças visíveis para modelistas.

727-200F     Últimas unidades de produção para a Fedex:
             Versão sem janelas; Algumas versões de -200 padrão 
             foram convertidos nesse padrão.

Para converter um 1/144 -200 em -100, você precisa remover .83" (21.2 mm) à frente e atrás das asas. Isso são 6 janelas à frente e as últimas 5 janelas, incluindo a porta, atrás.

Na frente direita da fuselagem, mantenha 20 janelas à frente da saída de emergência; remova .83" (21.2 mm) incluindo a primeira janela e a porta. Apague as janelas 13 a 18 (das janelas restantes). São as janelas onde ficará a nova porta.

Refaça a porta de carga da frente abaixo das janelas 10-11-12 (das janelas restantes). Se a porta de carga traseira é fechada, então apenas refaça a linha vertical separando a junção da asa e a porta. Note que a parte posterior da junção asa/fuselagem tem um formato diferente no -100 -- é um pouco maior, mais pontuda que no -200.

Abaixe a entrada do motor central em 1mm, e ovalise-o... Mas fácil dizer do que fazer; muita massa e lixa serão necessárias!

Note que a junção dos estabilizadores/deriva às vezes termina com uma luz de navegação, às vezes com uma antena horizontal.

Texto: Laurent Herjean

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