Cruzeiro

  Lóide Aéreo

  LATI

  Panair

  Real

  TransBrasil

  VARIG - Parte I

  VARIG - Parte II

  VASP

  Santos Dumont

  <<Voltar
VARIG - Parte I (Os Pioneiros)

A Varig está ligada intimamente com a aviação do Brasil. Criada em 1927, é uma presença constante nos céus do Brasil, sendo a maior companhia da América Latina. Nesses textos, iremos falar dos modelos que a Varig teve, bem como os kits que podem ser encontrados para modelar a companhia. Como a variedade de modelos é muito grande, iremos separar em duas partes. A primeira irá tratar dos modelos à hélice; o segundo os jatos. No entanto, é importante frisar que os aviões à hélice não foram imediatamente substituídos pelos jatos. O último modelo a hélice, o Electra, ficou na ponte ae'rea até o início dos anos 90, por exemplo...

Dornier Do-J Wal: Batizado com o nome de Atlântico, foi o primeiro avião comercial a ser usado no Brasil. Na época um empreendimento arriscado, pois o governo só concedeu a licença por um ano, inicialmente. O avião era elegante para os padrões da época com uma fuselagem bem limpa e dois motores (push-pull) e leva nove passageiros. O kit, embora não seja fácil de encontrar, não é raro. Atualmente existe somente o modelo da HUMA na escala 1/72.

Dornier Do-B Merkur: Esse raro avião tem poucas referências na internet e parece ser bastante difícil de achar. Tinha capacidade para 10 passageiros e fazia 190 km/h. No que cabe ao modelismo, há poucas referências sobre o mesmo. Encontrei três modelos em resina, mas mesmo assim são difíceis de se achar em catálogo.

Junkers A-50 Junior: Outro modelo raro. Era um avião pequeno de dois lugares, para treinamento. No entanto, a Varig usou-o como transporte de correio e de passageiros! Parece que há poucos modelos. Um vendedor indica um kit em resina da Cruz Models, mas não achei nenhuma referência a esse fabricante.

Junkers F.13: Esse pequeno monomotor foi usado pela Varig e Cruzeiro (Sindicato Condor, na época). A segunda, porém usava o modelo hidroplano, enquanto a Varig usava o modelo com trem de pouso. O avião inteiramente metálico, já trazia as linhas do que seria o grande sucesso da Junkers, o Ju 52. A Revell lançou recentemente o modelo na escala 1/72, mas há outras opções em outros materiais.

Aviões de treinamento: Pouco conhecidos da frota da Varig, pois eram usados apenas internamente, a Varig adquiriu dois tipos: o Klemm L-25 e o Morane-Saulnier MS-130. O primeiro pode ser achado na 1/72 (Huma). Para o segundo não há kit. No entanto, existe um MS-230 (1/72; Smer) que é muito semelhante ao mesmo. Infelizmente não tenho referências fotográficas desses modelos, para auxílio com as cores.

Depois da WWII, foram adquiridos novos modelos. Entre eles os BT-13 Valiant, comprados da USAF e o PT-19, da FAB. Sobre o PT-19, tem-se poucas informações, mas as cores aparentemente eram no mesmo padrão Azul-Amarelo da FAB. Para ambos os modelos pode-se achar kits 1/72.

PT19

Nieuport Delage 641: Raro monoplano de asa alta, com 6 lugares. Aparemente não há kit para o mesmo.

Messerschmitt M.20b: Esse avião foi uma das poucas tentativas da Messerschmitt na aviação comercial. Essa tentativa foi marcada com um acidente fatal com diretores da Lufthansa e o avião não teve sucesso. Logo em seguida veio a a Segunda Guerra e a produção da fábrica ficou totalmente voltada aos aviões militares. Parece não haver modelos desse avião.

Junkers Ju-52/3m: Apesar do enorme sucesso mundial, inclusive no Brasil, a Varig operou um único modelo desse avião - O Mauá. Existem vários modelos disponíveis tanto na escala 1/48 quanto na 1/72. É importante lembrar que deve ser escolhida a versão civil e com polainas no trem de pouso.

Fiat G.2: Esse sim é uma avis-rara. Esse trimotor da Fiat foi único avião fabricado do tipo e foi operado pela Varig. Por isso, quase não há referências sobre o avião. Modelo então, nem pensar...

DeHavilland DH.89 Dragon Rapide: Com o início da Segunda Guerra, houve uma escassez de aviões e peças, pois eram todos de origem alemã e italiana, países do Eixo. Assim, a Varig teve que optar por soluções alternativas. O Dragon Rapide é biplano (único biplano operado pela Varig) de linhas aerodinâmicas e elegantes. Seu kit pode ser facilmente encontrado na escala 1/72.

Lockheed L-10 Electra: Esse Bimotor Americano foi utilizado nas versões A e E. Existem kits antigos desse modelo, na escala 1/72. No entanto, são bastante simples e exigem bastante trabalho de conversão, como abertura de novas janelas, etc.

Douglas DC3 Dakota/Skytrain: Esse clássico da aviação foi usado por várias companhias. A maioria era excedente de guerra (C-47) vendidos a preços módicos. a Varig chegou a ter quase 50 desses modelos. A diferença básica entre os C47 militares e os DC3 civís é que o primeiro tinha uma porta de carga. Você deve pesquisar se o modelo a ser montado era um C47 ou DC3. Curiosidade: o DC3 restaurado no museu da varig (PP-ANU), em Porto Alegre, e vendido recentemente, foi o primeiro modelo fabricado no mundo. Modelos na escala 1/48 e 1/72 podem ser facilmente encontrados.

Noordun UC-64 Norseman: Esse monomotor foi usado para transporte de cargas. Existem modelos na escala 1/48 e 1/72, sendo que essa última é bem dificil de encontrar. É importante notar que existem kits desse modelo com flutuadores, o que não é o caso da Varig.

Curtiss C-46 Commando: Esse bimotor de linhas limpas teve um bom desempenho tanto na guerra quanto após a mesma, como excedente. A grande desvantagem é que a Curtiss estava em decadência após a guerra e muitas pressões políticas forçavam as companhias em optar pelo rival (DC3). Apesar disso, a VARIG chegou a operar mais de 80 aviões desse tipo. Atualmente somente existe uma opção desse kit, da William Bros, na escala 1/72. Além das versões A/D, foram feitos upgrades nos mesmos, usando motores R-2800-83, o chamado Super 46C. Para essa conversão, pode-se conseguir os motores separados da Engine and Things.

Convair CV 240: Esse bimotor usado para substituir os velhos DC-3 nos vôos regionais, com menos passageiros. Foi o primeiro avião da Varig a usar a vantagem do piso alinhado com o solo, por causa do seu trem de pouso triciclo. Os modelos para esse avião não são faceis. Existe apenas um modelo, da Execuform, do Convair 240. A versão da Welsh Models, que além de ser Vacumform, é a versão CV 440, exigindo reduções na fuselagem e asas.

Lockheed L-1049 Super Constellation: Esse elegante quadrimotor inaugurou as rotas intercontinentais da Varig, com destino aos EUA. Apelidados de Connie, esses aviões foram produzidos em duas versões básicas; a menor, L-749 e a extendida L-1049, sendo que somente essa última foi operada pela Varig. Outro detalhe importante é conferir se os modelos têm o nariz alongado, pois existiram diversas versões do mesmo. A minicraft o vende na escala 1/144. A Heller têm um modelo na escala 1/72 (TWA), mas é difícil encontrar.

Douglas DC6B Cloudmaster: Absorvido pelo fechamento da Real Aerovias, a Varig operou esses aviões nas rotas internacionais, enquanto aguardava a entrega dos atrasados 707. Os modelos desse avião podem ser encontrados nas escalas 1/72 e 1/144.

Lockheed L-188 Electra II: Esse turbohélice foi um fracasso nos EUA, por conta de vários acidentes no início de sua carreira. No entanto, a Varig operou na ponte aérea Rio-São Paulo sem nenhum acidente fatal até o início dos anos 90, quanto foi substituído pelos 737. Até esse momento, ele tinha exclusividade de operação nessa rota. A aeronave, embora nas cores da Varig, era operada por um pool de empresas, onde da VASP, Varig e Transbrasil alugavam os aparelhos para executar seus vôos na ponte aérea. Vários modelos podem ser achados na escala 1/144, embora sejam todas da Minicraft. A Revell ainda tem um raro box-scale, na escala 1/115. Na escala 1/72 não existe modelo, embora a Revell tenha lançado o P3 Orion (molde Hasegawa). Pode-se converter, mas dá trabalho!

Hawker Siddeley Hs-748: Bimotor turbohélice de linhas harmoniosas. Operou na Varig por muitos anos. Muitos foram transferidos para a FAB e alguns deles voaram até pouco tempo atrás. Os modelos para esses aviões são em Vacumform. O modelo, na 1/72, da Rug Rat é praticamente desconhecido. O modelo da Welsh é mais acessível.

Cores:

Esse primeiro período da Varig é marcado por dois tipos de pintura da cia:

Natural: Inicialmente as aeronaves não recebiam pintura. Eram entregues nas cores alumínio (pintado, não natural) e preto. O preto apenas servia para esconder algumas areas de maior desgaste, como motores e bordos de ataque. Esse esquema de cores ainda tinha um logotipo do ícaro, geralmente na deriva. É importante notar que esse logotipo é bem diferente do clássico.

Clássico: Esse esquema de pintura representou as cores clássicas da companhia, sendo usada até os anos 90. A parte superior era branca (curiosidade: O ato de pintar o dorso de branco foi descoberto quase por coincidência, pois descobriu-se que assim diminuia-se a temperatura interna. Esse padrão foi seguido por quase todas as cias. aéreas do mundo) e a inferior era alumínio polido. Entre as duas, existe uma faixa azul marinho, listradas com faixas brancas, cinzas e pretas (ver foto). Nessa configuração, ainda criou-se o logotipo da rosa dos ventos, utilizado ainda hoje (como variação). O ícaro e uma bandeira dp Brasil iam na parte dianteira da aeronave. A FCM não produz os decais para todas as aeronaves desse período, mas eles podem ser adaptados, pegando-se alguma folha relativamente proporcional em escala de outro avião.

PP-ANU nas cores classicas da Varig

Aviões da VARIG
Modelo Escala Fabricante (Código) Observação
Airbus A300B2/B4

1/144 

Airfix (ARX6179)

 

1/200 

Hasegawa (HSG10731)

 

1/250 

Wooster (WOO182)

 

1/72 

Space Models

 
Boeing 707-320

1/100 

Doyusha

 

1/144 

Minicraft (MMI14450)

 

1/144 

Airfix (AF04170)

 

1/400 

Dragon Wings (DRW55718)

 

1/72 

Heller (38005)

 

1/72 

Heller (80306)

Converter p/ versões Cargo

Boeing 707-420

1/125 

Heller (L700)

 

1/144 

Minicraft (MMI14455)

 

1/72 

Haden (72002 )

Somente motores

Boeing 727-100

1/144 

OzMods (OZCONV14413)

Somente fuselagem

1/144 

BraZ Models (BZB4C04)

Somente fuselagem

1/144 

Authentic Airliners (K144-02)

 

1/72 

Transport Wings (TW01-005)

 
Boeing 727-200

1/100 

Doyusha

 

1/125 

Heller (HE90447)

 

1/144 

Airfix (ARX3183)

 

1/144 

Minicraft (MC14522)

 

1/144 

Authentic Airliners (K144-01)

 

1/200 

Hasegawa (HSG10224)

 

1/72 

Kendal (7202)

 

1/72 

Transport Wings (TW01-006)

 

1/72 

KMC

 
Boeing 737-200

1/100 

Nitto

 

1/100 

Entex

 

1/100 

Doyusha (100-B3)

 

1/125 

Heller

 

1/144 

Authentic Airliners (K144-03)

 

1/144 

Airfix (ARX3181)

 

1/144 

Revell (RV4232)

 

1/200 

Revell (4232)

 

1/200 

Hasegawa (1156)

 

1/200 

Flight Miniatures (516)

 

1/72 

Scale Miniatures (LA7202)

 

1/72 

Welsh Models (WHCLS728)

 

1/72 

Challenger

 

1/72 

BPK

 
Boeing 737-300

1/144 

Skyline (SKY4403A)

 

1/144 

Minicraft (MMI14462)

 

1/144 

Skyline (144-03a)

 

1/180 

Flight Miniatures (FLI54)

 

1/72 

Transport Wings (TW01-001)

 

1/72 

Welsh Models (WHCLS727)

 
Boeing 737-400

1/144 

Skyline (SKY4404A)

 

1/144 

Minicraft (MMI14448)

 

1/144 

Skyline (144-04a)

 

1/200 

Hasegawa (HSG10127)

 
Boeing 737-700

1/100 

ModelCraft (MDIUAL)

 
Boeing 737-800

1/100 

ModelCraft (MDIAAL)

 

1/144 

Revell (REV04202)

 
Boeing 747-200 Jumbo

1/100 

Doyusha (DY100B4)

 

1/125 

Heller (HE80459)

 

1/144 

Airfix (ARX8174)

 

1/390 

Revell (REV04210)

 

1/72 

Transport Wings (TW03-001)

 
Boeing 747-300 Jumbo

1/200 

Hasegawa (HSG10118)

 

1/72 

Transport Wings (TW03-002)

 
Boeing 747-400 Jumbo

1/144 

Doyusha (DY144B4)

 

1/144 

Revell (REV04219)

 

1/200 

Hasegawa (HSG10102)

 

1/200 

Tommy Hobby (TMH47329)

 

1/300 

Doyusha (DY300B4)

 

1/300 

Hobbycraft (HCC1142)

 

1/300 

Airfix (3185)

 

1/400 

Hasegawa (HSG10401)

 
Boeing 757-200

1/144 

Minicraft (MMI14505)

 

1/144 

Authentic Airliners (K144-12)

 

1/200 

Flight Miniatures (FLI172)

 

1/200 

Wooster (WOO512)

 
Boeing 767-200

1/100 

Doyusha

 

1/144 

Minicraft (MMI14507)

 

1/200 

Hasegawa (HSG10653)

 

1/200 

Flight Miniatures (FLI80)

 

1/72 

Transport Wings (TW02-005)

 
Boeing 767-300

1/144 

Revell (REV04231)

 

1/144 

Zvezda (7005)

 

1/200 

Hasegawa (TMH47328)

 

1/200 

Hasegawa (HSG10705)

 
Boeing 777-200

1/144 

Doyusha (DY144B7UL)

 

1/144 

Minicraft (MMI14478)

 

1/200 

Hasegawa (HSG10116)

 

1/300 

Doyusha (DOY1832)

 

1/300 

Airfix (3184)

 

1/400 

Hasegawa (HSG10416)

 
Convair CV 240

1/72 

Execuform (EX12)

 
Convair CV-990 Coronado

1/131 

In Formation

 

1/137 

Revell (H-254)

 

1/144 

Welsh Models (WHSL141P)

 

1/144 

F-Rsin (FRP401)

 
Curtiss C-46 Commando

1/72 

William Bross (72-346)

 
Curtiss XC46 Commando

1/72 

Engine and Things (ENT7228037)

para Super 46C (somente motores)

DeHavilland DH.89 Dragon Rapide

1/48 

Aeroclub

 

1/72 

Heller (345)

 

1/72 

Airfix (04047)

 
Dornier Do-B Merkur

1/200 

BelAir

 

1/72 

Ludelmann Modelbau

 

1/72 

Vami

 
Dornier Do-J Wal

1/150 

Airmodel

 

1/72 

Huma (6000)

 
Douglas C-47 Skytrain
(Douglas DC3 Dakota)
???

ATMA

 

1/100 

Doyusha (DY100C42)

 

1/144 

Minicraft (MMI14434)

 

1/144 

Welsh Models (SL136R)

 

1/200 

Hasegawa (HSG11024)

 

1/48 

Monogram

 

1/48 

Trumpeter (2828/2829)

 

1/72 

Airfix (ARX5031)

 

1/72 

Italeri (ITA0127)

 

1/72 

Revell (REV04248)

 

1/90 

Revell (RMX5245)

 
Douglas DC-6B Cloudmaster

1/144 

Minicraft (MMI14442)

 

1/72 

Heller (80315)

 
Douglas DC8-33

1/128 

Revell

 

1/144 

F-Rsin (FR14066)

Somente motores; para conversão do DC8 1/144 (minicraft/Revell)

Fairchild PT-19A/B Cornell

1/32 

RCM

 

1/48 

Planet Models (PLA14248)

 

1/48 

Sierra

 

1/48 

GIIC

 

1/72 

MPM (72063)

 

1/72 

Execuform (EX30)

 

1/72 

Czech Master (CMR0238)

 
Fiat G.2   
Hawker Siddeley Hs-748

1/144 

Welsh Models (SL121)

 

1/72 

Rugrat (RR08)

 
Junkers A-50 Junior

1/72 

Cruz Models

 
Junkers F.13

1/72 

Revell (4215)

 

1/72 

Aeromodell (WK08)

 

1/72 

Classic Planes

 

1/72 

MPM (110)

 

1/72 

Revell (4213)

flutuadores

1/87 

Roskopf (98200)

 
Junkers Ju-52/3m

1/100 

Faller

 

1/144 

Eduard (4409)

 

1/144 

Welsh Models (Y02i)

 

1/160 

Lindberg (462/457)

 

1/32 

Combat Models (32-001)

 

1/32 

Maeklin (1986)

 

1/48 

Revell (REV4558)

 

1/72 

Italeri (101)

flutuadores

1/72 

Revell (4250)

 

1/72 

Revell (4242)

flutuadores

1/72 

Testors (869)

 

1/72 

Heller (380)

 

1/72 

Airfix (1507)

 

1/72 

Italeri (150)

 

1/72 

MPC (1202)

 
Klemm L-25

1/72 

Huma (HM3004)

 
Lockheed L-10 Electra

1/53 

William Bross

Abrir Janelas

1/72 

Special Hobby (72015)

 
Lockheed L-1049 Super Constellation

1/144 

Minicraft

 

1/144 

Revell (H167)

 

1/72 

Heller (80314)

 
Lockheed L-188 Electra II

1/115 

Revell (H255-98)

 

1/144 

Minicraft (MMI14461)

 
Mcdonnell Douglas DC-10-30

1/100 

Doyusha (DY100D10)

 

1/125 

Heller

 

1/144 

Airfix (ARX6180)

 

1/144 

Revell

 

1/200 

Hasegawa (HSG10222)

 

1/300 

Hobbycraft (HCC1145)

 

1/320 

Revell (REV03211)

 

1/400 

Hasegawa (HSG10405)

 

1/72 

Transport Wings (TW02-004)

 

1/72 

Anigrand (AA2094)

KC10, converter para DC10.

Mcdonnell Douglas MD-11

1/144 

Welsh Models (WHLE21)

 

1/144 

Minosni

 

1/200 

Hasegawa (HA10658)

 
Messerschmitt M.20b   
Morane-Saulnier MS-130

1/72 

Heller (217)

230;Converter para MS-130

1/72 

Smer (839)

230;Converter para MS-130

Nieuport Delage 641   
Noorduyn UC-64 Norseman

1/48 

ModelCraft (48-002)

 

1/72 

Matchbox (PK125)

 

1/72 

Formaplane

 
Sud SE210 Caravelle

1/100 

Revell (REV4220)

Previsto

1/144 

Airfix (AX03177)

 

1/144 

Welsh Models (WHD11)

 

1/72 

Mach 2 (2372)

 
Vultee V-54/BT-15/BT-13 Valiant
(para BT-13, converter exaustores)

1/48 

Lonestar models

 

1/72 

Pavla Models (72028)

 

Legendas
    Desconhecido
    Madeira
    Metal
    Multimídia
    Photo-etched
    Plástico
    Resina
    Vacumform

Referências:

Texto:

Foto: Paulo Herren

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1024x768
Eventos Agendados
Novembro
S T Q Q S S D
          12
3 4 5 6 7 89
10 11 12 13 14 1516
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
             

Dezembro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31