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Montando Canopies

Uma das partes mais sensíveis do plastimodelismo são as transparências, principalmente os canopies de aviões e helicópteros. São peças muito vistosas e conhecidas por não permitir erros. Assim, o modelista iniciante é instruido a deixá-las guardadas e só usá-las no último momento. O problema é que esse costume acaba se mantendo durante o aperfeiçoamento do modelista, e acontece que muitos modelos bons ficam com aqueles canopies colados no final, com marcas de emenda, etc.

Nesse artigo, vou mostrar como monto os meus canopies; maneira que pode não servir a todos, mas pessoalmente gosto do resultado nos meus modelos. Assim, sugiro que as técnicas e dicas sejam ensaiadas com cuidado, antes de serem tomadas como verdade.

Preparação da peça:
Primeiramente, a peça precisa ser retirada do sprue. As técnicas normais, com uso de alicate ou lâmina, usadas nas peças plásticas não são recomendadas aqui, pois a peça de acrílico costuma apresentar fissuras que marcam a peça. Vocês podem me achar maluco, mas eu tiro essas peças com uma lixa circular Dremel. Pode parecer loucura (e perigoso para a peça), mas é uma forma que permite tirar a peça sem que haja tensão no conjunto e por isso não produz fissuras. Embora pareça arriscado (e recomendo cuidado mesmo), nunca perdi nenhuma peça dessa maneira.

Faça o corte a peça próximo à peça em si, mas nunca exatamente na mesma. O restante deve ser lixado com lixa d'água. Se necessário, proteja a parte que pode riscar com uma fita crepe.

Após a peça estar pronta, pode-se aumentar o brilho da mesma. Mergulhe a peça em cera líquida Future e deixe sair o excesso sobre um papel absorvente. Deixe a peça descansar de um dia para outro, pois embora a cera seque rapidamente, o manuseio pode deixar manchas se for feito logo em seguida. Também sugiro que as peças estejam cobertas durante o processo, pois alguma poeira pode grudar na cera e daí prejudicar o resultado.

Técnicas de mascaramento:
As peças devem ser mascaradas antes de serem aplicadas, por ser mais fácil se manusear ainda nessa etapa. O mascaramento é uma atividade tão chata que cada modelista tem uma maneira de tornar a tarefa menos massante. Aqui, vou apresentar três opções que facilitam o trabalho. Todas usam fita Tamiya, que é o melhor material até o momento.

  • Poucos frames: Essa técnica é válida para peças com poucos frames (armações), como geralmente é em caças modernos. Use pequenas faixas e mascare o redor das armações. Como a tira é fina é fácil executar curvas e ajustes nas armações. O restante, você pode cobrir com um material menos nobre, como fita crepe comum ou restos da fita Tamiya. Por ser trabalhosa, é uma técnica que só sugiro em caso de poucos frames.

  • Marcação e Recorte: A máscara nunca deve ser cortada sobre a peça, pois qualquer erro pode riscar o acrílico. Aqui, você aplica a mascara e fortelece a fixação com um palito de dentes. Depois risque com uma caneta ou lápis. Retire a máscara e corte com lâmina (boa) sobre outra superfície e aplique somente a parte cortada.

  • Schnauzer Masking: Como nunca vi essa técnica em outro local, resolvi apelidá-la de Schnauzer Masking. Só funciona em canopies que tenham um frame com relevo relativamente alto. Siga os passos do processo anterior, até a parte da marcação com o palito de dentes. Depois, com uma lixa d'água nr. 600 dobrada, suavemente, lixe com a dobra, a parte do relevo do frame. A lixa, apesar de ser de água, deve ser usada seca, para não tirar a cola da fita. Em poucos segundos, a fita é ralada até aparecer o frame (cuidado, pois às vezes fica ainda um filme transparente, que ainda cobre o frame), como a parte sobre o acrílico não é tocada pela lixa, permanece intacta. Essa técnica também lixa um pouco o frame, facilitando a fixação da tinta.

Colagem:
Peças acrílicas nunca devem ser coladas com cola de modelismo (nem cianoacrilato). Procure sempre usar cola branca (de escola). Outra opção é usar um produto chamado Acrílico para Artesanato (nesse caso, da Corfix). Fica muito resistente e transparente (mais ainda que a cola). Esse material tem um tempo de trabalho de alguns minutos e em caso de erro, pode ser limpo com água (mas não pode demorar).

Fechando a Emenda:
Para tirar a marca da junção do acrílico com o plástico, uso massa de modelismo. Nesse caso, não recomendo os Kombfillers automotivos, pois esses podem atacar o acrílico. Coloque uma nova fita crepe sobre a linha da emenda, para proteger e passe o putty. Também não se deve usar a técnica da acetona, pois essa pode penetrar pelas máscaras. Lixe o excesso, também sem usar água. Caso a fita creme se desgaste muito, você pode trocá-la. É importante sempre ter a peça protegida. Faça esse processo ao redor de toda a peça.

Pintura e Acabamento:
Por fim, deve-se pintar o modelo com normalmente se faria. As peças acrílicas devem ser pintadas primeiramente com a cor interna da armação, para que a cor correta apareça do lado interno da peça.

Para tirar as máscaras, use um palito de dentes para forçar a saída de uma ponta da máscara e puxe o restante com uma pinça. Não tente fazer isso com uma lâmina, pois pode riscar ou marcar a peça.


Canopi, integrado com o modelo

Por fim, uma sugestão que só fica interessante em modelos de escala maior (1/48 e 1/32). Faça um wash com tinta preta (tinta acrílica e água, é claro) e passe ao redor dos frames. Isso dá um efeito que simula uma borracha que protege e isola os vidros das armações em avião real. Além disso, esse wash disfarça algumas imperfeições do processo. Os excessos podem ser limpos com um cotonete molhado e um pouco de detergente.


Texto:


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