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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32

CAIXA DE RODAS (PARTE 01):

Estruturalmente, a caixa de rodas do LAVI difere bem da caixa do F-16. Se repararmos bem, a estrutura é mais simples e ocupa menos espaço lateral...


Os engenheiros da IAI proporam um trem de pouso acionado hidraulicamente e abaixado via gravidade (como no F-16), mas que deixasse mais espaço na "barriga" do avião, ficando o mais longe possível de um tanque ou armamento central eventualmente pendurado. Curiosamente, a distância entre as rodas do trem de pouso principal era de 2,10 m enquanto que no F-16 a distância é de 2,36 m (no LAVI tínhamos mais espaço central com menor distância entre as rodas).


No LAVI as pernas do trem de pouso principal ficavam menos inclinadas (se comparadas as do F-16). Essa concepção permitia o aparelho ficar mais alto (maior distância das asas ao chão) com conseqüente melhor distância para tanques externos ou armamento central combinado.


A foto mostra a distância entre as rodas do trem de pouso principal...

No início da construção do modelo LAVI, fui montar a caixa de rodas do trem de pouso principal e percebi que seria "perda de tempo"...


Dry-fit da caixa de rodas do trem de pouso principal do kit do F-16: Pode até não parecer, mas é bem diferente da caixa do LAVI...

A adaptação para aumentar a distância da área central (barriga) do avião consistia em criar dois anteparos laterais por cima das vigas de reforço e outros dois para as extremidades.

Usando o CorelDraw©, desenhei as peças com seus devidos detalhes estruturais...


Aproveitando chapas plásticas retiradas dos cortes da fuselagem do kit, confeccionei as laterais revestidas por alumínio, que foram agregadas a dois dos reforços estruturais já existentes...


Testes de encaixe são efetuados e uma das vigas estruturais é recortada em duas partes para traçar o contorno curvo da junção fuselagem/asa...



A peça central proveniente do kit do F-16 é lixada e adaptada para reforçar o centro do conjunto, possibilitando mais rigidez e a futura fixação do cabide central de armamentos...


Peça central fixada para reforçar o conjunto. Essa peça não será visível após o chapeamento da caixa de rodas...

Notem que o detalhe estrutural feito na chapa de alumínio, via punção, se destaca e é o ponto inicial de todo o detalhamento interno da caixa de rodas do modelo...


Antes de colar tudo, uma simulação do chapeamento é feita com papel para vislumbrar se a curvatura do conjunto está correta...




Satisfeito com o alinhamento e curvatura, colo tudo e aplico o revestimento com chapa de alumínio...



Chapas de concatenação são confeccionadas com plástico de cartão telefônico usado e coladas para unificar as junções internas...






O resultado me agradou bastante...



A próxima seqüência é preparar as portas do trem de pouso, bem como trabalhar no conjunto dianteiro.

Baseado nas peças desenhadas com a ajuda do computador, corto em chapa de alumínio as portas do trem de pouso principal e uso as portas do kit do F-16 (devidamente reduzidas via corte) para compor as peças necessárias ao modelo do LAVI...


Testes de tamanho plástico x peças de alumínio...

A chapa de alumínio é curvada para atender ao desenho das portas do trem de pouso do LAVI bem como o detalhe apontado na foto abaixo...


Aproveitando o sulco já existente na peça, pressiono com uma chave...


E obtenho o relevo necessário...


Simples mas eficiente...


Os testes de encaixe são satisfatórios...


Testes de encaixe das portas do trem de pouso principal do LAVI. Reparem o ótimo alinhamento obtido pelo desenho via computador...


Se eu fosse fazer o trem de pouso retrátil (como no meu B-57B), ficaria ótimo, mas não é o caso...

Por fim, os testes são finalizados e as peças oficiais que simulam as portas do trem de pouso principal ficam prontas...



CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

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