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Revell Martin B57B Canberra 1/72

ASAS (PARTE 1):

As asas do B-57 são grandes e proporcionam um vôo tranqüilo, permitindo baixa velocidade de aproximação e bom planeio. Esta foi uma das características que agregaram valor aos B-57B além do "antigeada" na entrada de motor, os freios de roda antiderrapagem, uma rampa de arrasto para aterrar em pistas de decolagem curtas e canalização da potência para impulsionar os controles (que eram manuais no Canberra original).


O projeto básico das asas lembrava o do Gloster Meteor: motores em carenagens centrais nas asas. Estas eram grandes e suportavam pouco peso, o que dava ao avião excelente manobrabilidade a baixa altitude e ótimo desempenho a grande.


Avaliando o kit, as asas do modelo Revell até que não são ruins. Faltam alguns detalhes estruturais em baixo relevo, mas nada crítico. Para um melhor realismo do kit, geralmente corto suas superfícies móveis. No B-57 além do aileron, temos os flaps bipartidos, ficando estes ao lado do exaustor do motor em ambos os lados.

Efetuei os cortes no aileron e flaps (via estilete)...



Estas peças serão móveis também, porém sua fixação será no momento de fechar as asas e os motores terão que ser confeccionados ainda...

Numa reforma, a separação das peças pode gerar a quebra de certas partes da asa (por serem bem finas ou pelo excesso de cola usado na época). Neste caso, o uso de putty como ?Enxerto? se faz necessário para recompor o que foi perdido. Nesta técnica, primeiro, isolo a área com fita crepe comum, colada na parte superior da peça (a parte que fica visível) e aplico putty...




Aguardo secar por 24 horas e depois retiro a fita com muito cuidado. Lixo a parte que apresenta relevo e aplico isocianoacrilato para que a massa seca absorva o componente e se torne mais rígida...



Por fim, aplico lixa 2000 para acabamento e está corrigido o problema...



O plastimodelista obtém um acabamento excelente usando essa técnica... As áreas que sofreram cortes recebem o tratamento de lixa adequado...


Toda e qualquer rebarba interna da peça é removida para que as caixas de rodas possam caber...


O B-57 tem dois flaps perfurados internamente. Este detalhe também não é presente no modelo Revell. Sendo que vou fazer os flaps abertos, decidi confeccionar seu detalhamento.

Baseado num PE contendo o detalhamento dos flaps, desenho no Corel Draw© algo parecido para usar no modelo...


PE para o Canberra escala 1/48...


Algumas fotos mostram este detalhe no avião...


Achei melhor substituir alguns flaps por peças feitas em alumínio, bem como o aileron. Os gabaritos desenhados no Corel Draw© facilitaram o trabalho dando mais realismo as peças. Primeiro cortei e dobrei o aileron da asa esquerda. Usei um fio elétrico para funcionar como espaçador e ao cortar as pontas plásticas para fora tenho os fixadores prontos...


Fio elétrico usado como espaçador...


Aileron esquerdo pronto...

Os ailerons até foram fáceis de fazer, já os flaps perfurados deu mais trabalho, porém o resultado agradou muito...


Molde em papel e a peça em alumínio já pronta para uso...

Onde irão atuar os flaps, criei as "ranhuras" estruturais usando sprue esticado no fogo de vela colado com isocianoacrilato...



Peças prontas! Nada pode ser colado ainda, pois tenho que simular o motor e o trem de pouso "móvel". Esse é o próximo passo.

TREM DE POUSO (PARTE 3):

Paralelamente ao trabalho na asa do B-57B, preparo o trem de pouso principal para ser funcional como foi o trem de pouso dianteiro.

Avaliando os Walkarronds, observamos alguns detalhes a serem incorporados/corrigidos no kit...


A redução da ?perna? bem como a aplicação de um furo longitudinal no eixo para receber um alfinete de costura, pequenas trava em alumínio e acertos na caixa de rodas tornaram possível o funcionamento do trem de pouso principal...





Tudo foi medido para atender à altura do trem de pouso, se comparado ao real...



A caixa de rodas é testada em seu devido lugar...


Junto as metades da asa (dry-fit) para efetuar testes no tem de pouso e ver como ficou o resultado inicial do conjunto...


Trem de pouso recolhido...


Trem de pouso baixado...


Anexo por fim as portas móveis da caixa de rodas (feitas em alumínio e complementares às plásticas)...



Roda recolhida e portas parcialmente abertas...


Portas totalmente fechadas...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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