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Monogram Bell UH-1B Huey 1/48

PREPARATIVOS INICIAIS:

Em qualquer montagem, o plastimodelista deve idealizar um processo macro das partes existentes do kit. Essa prática ajuda muito a mentalizar uma seqüência de ações e verificar quais conjuntos devem ser trabalhados primeiro, evitando erros que vão de um simples encaixe até algo que não se alcança para pintar.

Neste kit em especial, idealizei a seguinte seqüência:


Vocês podem estar pensando: "Mas ele vai começar pela cauda do helicóptero"?

Aí é que se prova aquela antiga teoria: "Cada caso é um caso". Este kit está com toda sua fuselagem empenada. Nestas situações, devemos avaliar em qual ponto o kit se encaixa melhor e começar por este local, sempre idealizando se antes deverá ocorrer algum corte ou adaptação porventura necessária. No caso deste modelo, a cauda encaixava melhor que a frente, daí decidi começar por ela...


Teste de encaixe da fuselagem. A cauda apresentou menor índice de empenamento...

OS "CORTES":

Os primeiros cortes são estudados para melhorar o modelo. As portas da cabine, por exemplo...


Elas apresentam características do projeto 204 como a maçaneta de abertura no meio da porta...


E reparem que são as portas quem "seguram" o nariz do modelo quando este for colado...


Com a ajuda de um estilete e a "serrinha" feita com lâmina de barbear (by Leandro Lessa), removo as portas e elimino os encaixes destinados ao nariz do modelo...


As portas de acesso ao motor até que estão bacanas, mas pretendo "incrementar" uma turbina T53-L-5, daí a necessidade de abrir estas portas do motor...


Porta lateral para acesso e manutenção da turbina T53-L-5. O delineamento em vermelho mostra a área do corte...

Efetuo os cortes na área demarcada...


Na foto a primeira metade da fuselagem já teve as portas de manutenção do motor recortadas...

A peça que simula o exaustor da turbina T53-L-5 é muito ruim, então: "Faca nela"...


A primeira impressão que temos ao ver o kit todo "retalhado" é a expressão: "Danou-se"...


Mas os cortes são necessários e preferencialmente devem sempre ser efetuados antes que alguma peça esteja colada ou algum conjunto esteja iniciado. O primeiro detalhe montado no kit foi a lança de cauda destinada a proteger de impactos no solo o rotor traseiro e a cauda...


A porta de acesso ao pequeno eixo cardã (destinado a gerar torque no rotor de cauda) é recortado via estilete...


Bem como a proteção para o eixo principal de transmissão do rotor traseiro...


O objetivo e proporcionar "pose" de manutenção ao modelo, fazendo funcionais as partes móveis...


Foto da cauda de um aparelho Huey. Reparem a porta de manutenção do eixo do rotor traseiro e a lança de cauda...


Porta de manutenção do eixo do rotor traseiro aberta...

No kit Monogram, a peça que simula o estabilizador horizontal vem numa peça só...


Bem diferente da peça verdadeira, que é móvel e dividida em duas partes...


Estabilizador horizontal do Huey. Reparem que a peça é móvel e dividida em duas partes...

Delineei a área de corte com uma lapiseira comum e separei o estabilizador horizontal em dois...


Na fuselagem, usei putty para fechar os buracos, deixando apenas um pequeno furo para um eixo atuador do estabilizador horizontal...


Que foi confeccionado com arame comum, unindo as duas metades com um sistema em "T"...


Semelhante ao usado internamente à cauda do aparelho real...


Com os "buracos" da fuselagem fechados, o conjunto agrada...


As metades da cauda são coladas definitivamente...


E finalmente, colando a outra metade do estabilizador horizontal, tenho um conjunto do estabilizador horizontal bem mais realista e igualmente móvel...


Estabilizador horizontal voltado para cima...


Estabilizador horizontal voltado para o centro...


Estabilizador horizontal voltado para baixo...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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