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Monogram Bell UH-1B Huey 1/48

ITENS DA CABINE (PARTE 21):

Como já mencionei anteriormente, a evolução da guerra fez os EUA aplicarem as novidades tecnológicas que iam surgindo. Uma dessas inovações foi a mira M60 com o sistema "Sight Reflex" (já explicada em fases anteriores dessa montagem) e depois apareceu a exótica "Sighting Station" com mira pantográfica vinculada ao sistema M6...


O sistema de armas M6 consistia em quatro metralhadoras M-60 (duas de cada lado da aeronave) montadas em reparos axiais. Esses reparos eram operados hidraulicamente e tinham certa mobilidade. Tinham até 10 graus de movimento para dentro, 70 graus para fora, 10 graus para cima e 85 graus de movimento para baixo. O tiro era realizado pelo co-piloto, através de uma mira pantográfica.

"Pantográfica"" Mas o que vem a ser isso?

O conceito vem do "Pantógrafo". Aquele aparelho que usamos quando criança (pelo menos as crianças da minha geração) para aprender a desenhar. O conceito é praticamente o mesmo do pantógrafo: os movimentos reproduzidos pela mira são transferidos para as armas, de forma a apontarem para o mesmo lugar.


Antes dos aparelhos Huey receberem tal recurso tecnológico, os pilotos ajustavam o posicionamento das armas no solo, pouco antes de sair em alguma missão...


Para retratar esse detalhe no modelo Monogram, desenhei no CorelDraw11© as peças necessárias para confeccioná-lo...


Cortadas em chapa de alumínio, cartão telefônico, acetato transparente e arame, obtenho uma réplica na escala 1/48...


Aplicando a decoração com pintura e fiação, temos a mira pronta...



Avaliando o teto dos Huey reais, percebemos uma aparente fiação exposta no forro interno (ver detalhes nas próximas fotos)...


Estes fios são os comunicadores acopláveis aos capacetes da tripulação, permitindo falar e escutar entre si (pois o barulho interno no aparelho é intenso)...


Retratei estes detalhes usando sprue esticado no fogo (bem fininho) e pintado de preto fosco. O resultado fica interessante...







Nos testes de encaixe do teto (agora com seus detalhes completos), temos um bom resultado geral do modelo Huey...



Nesta foto, reparem a riqueza de detalhes da mira "Sighting Station" M6 (o gatilho, por exemplo)...




A mira feita em scratch tem o mesmo movimento da mira real (ela é regulável e recolhe)...



As próximas fotos mostram como ficou a fiação dos comunicadores (tentei fazer a dispersão da fiação de forma a demonstrar bastante uso)...



Pintei o nariz do aparelho para testar a obtenção dos rebites via lixa (lixar a tinta superior - mais escura - para transparecer a mais clara). O resultado fica bom...


Por fim, finalmente colo definitivamente o teto do modelo e aplico massa nas junções. Enquanto seca, fotografo o resultado geral para mostrar a vocês...















Aqui uma foto que mostra a mira com detalhes para efeito de comparação...


ITENS DA CABINE (PARTE 21):

Aproximadamente 95% dos itens da cabine já estavam prontos e devidamente fixados os seus conjuntos. O momento agora é trabalhar as portas da "aeronave"...


As portas dianteiras são iguais para os modelosHuey 204 e 205. O trabalho feito internamente nas portas do kit já havia valorizado o modelo, entretanto, ainda carecia da pintura e mais alguns detalhes internos característicos do aparelho usado no Vietnam...



Já as portas do compartimento de passageiros diferem nos quesitos de comprimento e número de janelas: uma janela nos modelos 204 e duas janelas nas portas dos modelos 205...


As portas traseiras do kit estavam razoavelmente detalhadas, mas a parte interna delas necessitou de muita lixa e um detalhamento feito com chapa de alumínio perfurada...



Avaliando fotos do aparelho real percebemos que a parte interna das portas dianteiras tinha uma faixa amarela pintada por todo o seu contorno...


Usando uma máscara feita com papel comum, consigo pintar a referida faixa amarela...



Alças feitas com um pedacinho de couro, maçanetas feitas com grampos de grampeador e a aplicação dos decalques finalizam os detalhes internos das portas (faltam os vidros)...




Os vidros e seus detalhes são finalmente incorporados. Usei acetado bem fino em substituição as transparências que vieram no kit (que são muito densas)...



As portas dianteiras do meu modelo já estavam prontas quanto ao movimento de abrir e fechar. Mas e as portas traseiras" A maioria dos modelistas opta por colar as portas traseiras na posição aberta ou fechada, ou mesmo acaba não as usando para deixar a mostra o trabalho que tiveram no detalhamento do interior da cabine...


Fiquei pensando: estou na mesma situação. Aquela trabalheira toda que tive para detalhar e agora tenho que optar por colar aberto, fechado ou ficar sem porta? ... Que nada!

Após estudar o funcionamento dos trilhos das portas do aparelho real, aproveitei os sulcos presentes nos trilhos do kit e desenvolvi com alumínio um jeito simples e eficaz de inserir uma pequena trava deslizante de forma a possibilitar o movimento pretendido...


Uma vez pintado na cor do aparelho, desaparecem os trilhos e fica um visual convincente...


Após colar a porta no lugar, o resultado fica muito bom, agora com "movimento" das portas!


Segue uma sessão de fotos para demonstrar a versatilidade das portas escamoteáveis que proporcionam várias "poses"do modelo para uso em dioramas e afins...






As próximas 03 fotos mostram uma sequência quanto a abertura da porta traseira...




As portas da frente são pintadas por fora e fixadas. Aproveito para verificar erros de lixa, empenamentos, etc(vistos nas fotos com macro) e providenciar sua correção (estou ficando velho e não percebendo mais instantaneamente os erros ao finalizar uma peça)...


Os vidros das portas dianteiras estavam tortos (pudera, tentei não usar cola neles para poder subir, se necessário), mas após bater as próximas fotos e perceber o erro, acabei corrigindo o detalhe...




Na próxima foto percebam que já inseri as vigas da moldura interna do pára-brisa do modelo (o próximo item a trabalhar neste kit do Huey)...


Agora mais algumas fotos dos conjuntos (portas) prontos.Peço desculpas pelo vidro torto na porta dianteira, pois não percebi até tirar as fotos. Na fase seguinte isso já estará corrigido...






















Nesta foto percebe-se mais um detalhe de lixaa corrigir nas junções...

Mais detalhes do interior (agora com portas móveis que não atrapalham a visualização)...





CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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