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Revell Mil Mi24 Hind-D 1/48

MECÂNICA (PARTE 03):

O Hind possui um sistema elétrico duplo com três geradores que proporcionam 36, 115 e 208 V (AC) a 400 Hz e 27 V (DC). Além dos sistemas tradicionais, estes geradores alimentam uma luz de pouso retrátil que fica localizada debaixo do nariz, todas as luzes de navegação e a luz anti-colisão localizada acima da cauda...



Seguindo rigorosamente as etapas de montagem é preciso agora incorporar a fiação da parte elétrica destinada ao farol de pouso e holofote de inspeção (as luzes internas e fiação para as semi-asas será em outra etapa), entretanto notei que mesmo usando fios elétricos bem finos a bitola destes fica exageradamente grande para a escala 1/48, dificultando trançá-los por espaços extremamente pequenos.

A solução foi usar fios de uma bobina desmontada. O fio de uma bobina desmontada não é revestido com a parte emborrachada, pois o fio de cobre é protegido por uma camada de verniz que impede fechar um curto-circuito, permitindo seu enrolamento. Para o que preciso bastou somente lixar as pontas para se obter a condução de eletricidade por eles. Com isso, consegui reduzir drasticamente a bitola sem afetar o resultado da condução de eletricidade...


Trançados pelos orifícios da fuselagem (à frente da carenagem local do ar condicionado), nem se percebe sua presença, sendo tal tática muito bem vinda na construção de modelos iluminados...


As setas indicativas na imagem acima mostram os mínimos pontos onde a fiação aparece (evidenciando assim a praticidade do uso de fios de bobina)...


Com isso, a possibilidade de se incorporar portas de inspeção móveis (e com a fiação presa a elas) se torna uma tarefa que não gera problemas quanto à abertura destas e também evita a exposição inconveniente de fios largos que afetam o realismo da escala...


Vale mencionar que trincos e dobradiças confeccionadas com alumínio e sprue derretido são os responsáveis por efetuar a "mágica" de se ter portas de inspeção móveis (isso tudo feito a partir da observação das peças reais que são usadas no aparelho real)...


Com as portas de inspeção abertas, notem (observando as próximas fotos) que a fiação fica bem parecida com a usada no aparelho real e muito proporcional a escala do modelo...





O próximo passo é detalhar e pintar a parte móvel da baia de munição e o novo fundo detalhado que simula a caixa de rodas do HIND...





A parte móvel da baia de munição será instalada aqui dentro...


TREM DE POUSO (PARTE 03)...

Chegou o momento de fixar o trem de pouso principal já desenvolvido em etapas anteriores. No caso, sua fixação foi feita usando fios de cobre mais resistentes como "eixo" para giro da parte triangular que é à base da resistência de todo o conjunto do trem de pouso principal...



Como não tinha certeza se a técnica agüentaria o peso, optei por não pintar agora o conjunto do trem de pouso e aplicar testes posteriores que avaliariam a resistência do que foi desenvolvido...


Nessas fotos, observem as bitolas de dois tipos de fios elétricos comparados ao fio da bobina que foi usado em partes mais estreitas (nota-se uma diferença enorme nos tamanhos e proporções)...


Instalados os conjuntos do trem de pouso principal, faço testes com as semi-asas apenas encostadas e apoiadas para medir o alinhamento e altura (visando ajustes)...




Após chegar a um alinhamento final, as próximas fotos mostram o modelo já sustentando seu próprio peso (apenas coloquei um pequeno contrapeso em cima para o modelo não sentar)...









CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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