Lista Básica

  Fontes de Ar

  Aerógrafo

  Betume

  Escalímetro

  Granalha de Aço

  Lixas

  Colas

  Giz Pastel

  Lâminas

  Serrinha

  Massa Putty

  Máscaras de Pintura

  Pincéis

  Cópias em Resina

  Moldes Complexos

  Vitrine

  Tintas

  Photo-Etched

 << Voltar
Usando Betume...

O betume é uma tinta asfáltica encontrado em qualquer casa de artes. Seu uso no plastimodelismo é bastante variado. Aqui alguns truques onde ele é usado.

Madeira: O betume é uma excelente maneira de se obter cor de madeira, sem aquela aparência de marrom artificial. É ideal para pintura de veleiros e tacos de madeira (pisos de camionetes, por exmplo). O truque é simples, o único requisito é que o plástico tenha as ranhuras da madeira, pois o resultado obtido em plástico liso não é tão bom.

Pinte a superfície com cor marrom, de tonalidade levemente mais clara que a desejada no final e espere secar.

O Betume é bastante denso e deve ser diluído em Aguarraz, em proporsão muito maior de solvente do que de betume. A tinta diluída deve escorrer facilmente pelo vidro onde se está fazendo a mistura.

Com um pincel chato grosso (De Nr.8 a Nr. 12), pinte a superfície no sentido das ranhuras da madeira. O betume diluído entrará pelos sulcos onde ficará mais escuro e mais claro nas partes de cima, onde o pincel alcança. Ao pintar, cuidado para não deixa emendas entre as pinceladas.

Após seco, o betume fica com um aspecto brilhante, como se fosse um taco encerado. Se você quiser diminuir o brilho, passe após, uma camada de verniz fosco ou acetinado.

Óleo: Outra utilidade, é fazer manchas de óleo ou lubrificante. Ideal para ser aplicado em trens de pouso, motores e peças de onde sai óleo com o tempo.

Com um pincel redondo fino (Nr. 2 a Nr. 4), molhe em betume. Depois molhe o betume do pincel em Aguarraz (Apenas molhe, não dilua). Depois apenas encoste a ponta do pincel nas partes onde o óleo se aculuma. A solução se espalhará por tensão superficial pelas proximidades do ponto original.

Cuidado para não exagerar, o betume deve se acumular somente em uns poucos pontos, não passe por toda a superfície. O aspecto final é um pouco menos evidente após seco.

Placas de Metal: O Betume pode ser usado ainda para realçar as placas de metal de aviões. Para isso é necessário que o kit seja em baixo relevo (Com sulcos entre as chapas) e que tenha tonalidade clara ou média.

O truque é parecido com o anterior. Com um pincel redondo fino (Nr. 0 a Nr. 2), molhe no betume e depois molhe em Aguarraz. Encoste a ponta do pincel nos pontos onde há união de uma ou mais sulcos. O betume escorrerá por tensão superficial por toda a extensão da fenda (A gravidade é uma boa amiga nesses casos).

Deixe secar por um ou dois minutos e depois limpe o excesso com um papel higiênico. (veja mais).

Texto:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1024x768
Eventos Agendados
Dezembro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Janeiro
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31