A quem se destina

  Escolhendo seu kit

  Antes de começar

  Montando a cabine

  Cockpit em 8 passos

  Os Canopies

  Fazendo Canopis

  Re-Scribbing

  Rebites

  Estais

  Metal Fatigado

  Shading

  Giz Pastel

  Wash

  Envelhecimento

  Em Andamento...

  Especiais

  Walk-Arounds

  Downloads

  Referências

  Sites de Aviões

  Outros Sites

 <<Voltar
Wolfgang Ortmann

Alguns anos atrás, após o artigo sobre Egon Albrecht ter sido publicado na revista da Luftwaffe Verband, o pesquisador e escritor inglês Francis Marshall encontrou, durante suas pesquisas, informações sobre o piloto brasileiro Wolfgang Ortmann. Enquanto aguardava o envio das cópias desta documentação, solicitei ao Deutsche Dienstelle em Berlin uma pesquisa em seus arquivos.

As informações recebidas da Alemanha forneceram alguns dados importantes, mas também criou uma certa confusão.


Deutsche Dienstelle/WAST

Wolfgang Ortmann nascera em 25 de maio de 1917 na Cidade de São Bento, não havendo registro de quando ocorreu seu ingresso no serviço militar. Seu treinamento realizou-se no 4./Fl.Ausb.Rgt 14 ( Quarto Staffel do Fliegerausbildungsregimentern 14 ) onde permaneceu até 6 de outubro de 1939. O Fl.Ausb.Rgt 14 estava localizado na cidade de Klagenfurt, na área da 4 Luftwaffen Felddivision, sendo na ocasião seu Kommandeur o Oberst Friedrich Leesemann.

Ainda de acordo com os dados fornecidos, em 9 de abril de 1941 estava no III./ZG 76 (3º Gruppe do Zerst√∂rergeschwader 76). Ao falecer em combate, no dia 3 de fevereiro de 1942," estava atuando na segunda formação do II Gruppenstab do ZG 1 (Formado à partir do III./ZG76), baseado em Brijanak, Rússia. Um fato que a princípio causou confusão, foi a informação de que o falecimento ocorrera em Sassari, Africa, onde o II./ZG1 não combateu. Após uma longa espera, a chegada de novos documentos sobre Ortmann pode esclarecer finalmente este mistério.

Pesquisas realizadas em São Bento do Sul por Hilário Rank (Presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul) forneceram dados interessantes sobre o nascimento de Wolfgang Ortmann.


Cópia do Termo de Nascimento de Wolfgang Ortmann (Hilário Rank)

No Têrmo lavrado em 31 de maio de 1917, seu nome aparece como Carlos Christiano Wolfgang, filho de Eduardo Ortmann e Fanny Ortmann. Chama a atenção o "aportuguêsamento" de alguns nomes, visto que seu pai, mesmo sendo identificado como Eduardo Ortmann assina o Têrmo como Eduard Ortmann. Wolfgang Ortmann foi batizado na Paróquia Evangélica Luterana de São Bento do Sul, no dia 8 de julho de 1917. A declaração recebida diz "Wolfgang Karl Christian Ortmann (a sequencia pode estar alterada) filho de ...(ilegível)...Ortmann e de Fanny Creuz, nascido no dia(...)".

O Ato Batismal foi realizado pelo Pastor Eduard Ortmann, que trabalhou na comunidade entre 1912 e 1924. (Poderia ser seu pai ou seu avô)

Um cruzamento entre os registros nos fornece o seguinte quadro:

Wolfgang Karl Christian Ortmann (ou Karl Christian Wolfgang Ortmann) nasceu em 25 de maio de 1917 na Cidade de São Bento do Sul. Filho de Eduard Ortmann e Fanny Kreuz Ortmann, sendo seus avós paternos Eduard Ortmann e Bertha Ortmann e maternos, Oscar Kreuz e Augusta Kreuz.

Seu falecimento em 3 de fevereiro de 1942 ocorreu durante um ataque ao campo de Basary, nas proximidades de Toropeytz, no Front Russo, como conta o relatório do Feldw. Tamm, participante da missão:


WAST (Francis Marshall)

Abaixo a versão em português tendo por base a tradução publicada no livro "Sting of the Luftwaffe" de John Vasco.

                    C ó p i a de cópia !

II./Zerstörergeschwader 1          	Pôsto de Comando, 5/2/42


                             C ó p i a

T a m m, Feldw,
II./ZG 1                                                	4/2/42


                           R e l a t ó r i o

Eu estava voando como o terceiro homem na Rotte do Hptm. Kaldrack no ataque ao campo aéreo de Basary (17683) em 3/2/42. No campo um R-5 fizera um pouso forçado e foi incendiado durante o segundo ataque do Hptm. Kaldrack, Hptm. Kaldrack então retirou-se seguido de perto pelo Oblt. Ortmann. Eu seguia um pouco atrás. Repentinamente meu rádio- operador avisou: Caças atrás! Eu olhei ao redor e vi o aparelho cerca de 100 metros ao lado e atrás de mim e o identifiquei como um J-18. Por causa disso imediatamente fiz uma curva. Após três círculos de 360 graus o aparelho veio em uma meia curva para a direita. Eu falei pelo rádio: Estou em combate com um J-18! Como resultado ambos os aparelhos se aproximaram imediatamente. Hptm. Kaldrack curvou dentro da trajetória do J-18 com o Oblt. Ortmann seguindo-o muito próximo. O J-18 fêz círculos mais fechados. Quando Hptm. Kaldrack estava se posicionando atrás dêle, vi que o aparelho do Oblt. Ortmann colidiu contra o dêle na altura do pôsto do rádio-operador. Eu vi então chamas e peças de ambos os aviões espalhados. Eu não vi quaisquer pára-quedas abrirem. A partir daí não pude ver mais nada, pois coloquei-me em uma posição favorável atrás de um J-18 e o derrubei mas acabei sendo atacado por trás por outro J-18 e no combate que se seguiu eu deixei a área da queda. F.d.R.d.A .: ass. G l u t h Oberleutnant e Adjudant ass. T a m m Pela exatidão da cópia: (assinatura) Leutnant e Adjudant

Notas:

  1. Rotte: Formação de dois aparelhos.
  2. O número 17683 é a localização (Planquadrat) de Basary, na região de Toropets no mapa da Luftwaffe.
  3. R-5 - Biplano, biplace monomotor de observação.
  4. J-18 - Grafia manual para o I-18, no caso a identificação errada que os alemães davam para o Mig-1.
  5. F.d.R.d.A significa "Für der Richtigkeit der Abschrift" que em português seria "Pela exatidão da cópia". Era a garantia de que as diversas cópias dos documentos fossem uma reprodução fiel dos originais.


Capa do Registro de Falecimentos
WAST (Francis Marshall)


Página interna do Registro, onde constam
as anotações sobre Wolfgang Ortmann
WAST (Francis Marshall)

Oblt. Wolfgang Ortmann, Obergefr. Josef Milichowsky, Hptm. Rolf Kaldrack e Uffz. Martin Enke estão entre os milhares de combatentes cujos corpos ainda encontram-se perdidos na imensidão russa. É possível imaginar que Egon Albrecht e Wolfgang Ortmann tenham se conhecido, pois além do fato de serem brasileiros, ambos combateram no II./ZG 1 no Front Russo na mesma época.



Concepções artísticas de como seria o aparelho do Oblt. Wolfgang Ortmann,
um Me-110 E-2, W.Nr. 4044.
(Fernando Estanislau)

Meus agradecimentos à Francis Marshall, Deutsche Dienstelle, Fernando Estanislau, Martin Bach, John Vasco, Hilário Rank, Norbert Schuchbauer, Christer Bergström, Marcelo Ribeiro e à IPMS Curitiba pelo valioso espaço concedido.

Texto:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Março
S T Q Q S S D
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 3031
             

Abril
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30