A quem se destina Árvores I Árvores II Árvores III Bases para Aviões I Bases para Aviões II Bases para Militaria Estruturas p/ Militaria Diorama de Selva Explosões Ferrugem Aeronaves em Voo Dicas de Fotos Relevos de Mar - I Relevos de Mar - II Dioramas Originais Em Andamento... Downloads Outros Sites <<Voltar |
Para a base deste diorama, utilizarei uma moldura de quadro, com um compensado cortado na medida para firmá-la.
Para começar, vamos construir as laterais, para que o diorama ganhe altura. Um diorama sempre se parece melhor se você puder fazê-lo alto, ao invés de plano, o que deixa a cena mais agradável e realistica. Esta "altura" é criada usando lâminas de madeira balsa, cortadas no formato. A cena deve ter um desnível da frenta para trás, e da esquerda para a direita, o que permite uma melhor visualização pelas pessoas.
Cole a balsa com cola branca e prenda-a com fita adesiva até secar totalmente. Eu me perguntei por que usar balsa ao invés de compensado para fazer as laterais do diorama. A principal razão é que a balsa é muito mais fácil de cortar e de dar o formato desejado, sem o auxílio de ferramentas elétricas. Depois das laterais secas, nós precisaremos criar os declives e a altura do diorama. Isto pode ser feito utilizando lâminas de isopor de 0,5 cm de espessura. A lâmina mais fina facilita na hora da execução. Corte os pedaços de isopor na medida do quadro formado pela balsa.
As lâminas são cortadas de maneira que formem contornos no piso. Cole as lâminas com cola branca, até alcançar a altura desejada.
Depois de alcançada a altura desejada, coloque um peso em cima do isopor e deixe secá-lo durante a noite. Uma vez seco, é hora de fazermos o aclive da estrada. Isto pode ser feito utilizando cartolina. Corte e cartolina no tamanho e formato desejado e cole, utilizando novamente cola branca. Fixe a cartolina com alguns alfinetes e deixe secar durante a noite.
Não se preocupe com as frestas entre a cartolina e o isopor. Isso será corrigido mais adiante. O passo seguinte é continuar adicionando altura na parte de trás do diorama, e isso é feito usando tiras de isopor.
Com a base do diorama pronta, deixe secar completamente antes de continuar. Após a secagem do isopor e da cartolina, o próximo passo é criar o piso. Isto pode ser feito usando massa corrida (usada em paredes), espalhando-a até cobrir a área totalmente.
Não se esqueça de criar também a parte central da estrada, concentrando mais massa nessa região. Com a massa ainda úmida, é hora de começar a texturizar a superfície. Vamos começar com a terra (ou areia). Com uma pequena peneira, espalhe a terra ou areia sobre a base, concentrando na área da entrada.
O próximo passo é acrescentar a grama (encontrada nas lojas de moldelismo) nas outras áreas.
Não se esqueça de acrescentar grama também na parte central da estada. A seguir adicione algumas pedrinhas, apertando-as contra a base para dar um aspecto mais natural.
Agora adicione um pouco de musgo seco. Você pode encontrá-lo em diversos tipos. Quanto mais variado você usar, mais natural e interessante ficará a base. O tipo que eu usei é usado em floriculturas, para forrar cestas.
A seguir, coloque alguns pedacinhos de madeira para representar uma cerca que separa a estrada do desfiladeiro. Eu usei pedaços de galho de árvore, que são firmes e facilitam sua inserção na base úmida.
Agora que o trabalho no piso foi concluído, deixe a base secar por cerca de 1 hora, para que a massa seque e crie uma "casca". Quando esta casca começar a se formar, é hora de deixar as marcas de pneus e/ou esteiras no piso. Isto é feito apertando o modelo contra a base. Mas antes coloque um pedaço de plástico no piso.
Agora coloque o modelo em cima do plástico e pressione.
Isso é feito para que o piso fique marcado pelo modelo, sem que a massa possa sujá-lo. Eu também costumo usar algumas rodas de outros kits para deixar as marcas mais variadas.
Feito isso, deixe a base secar de um dia para o outro, antes de remover o plástico. Após certificar-se que a base está totalmente seca, cubra-a com uma demão de água e cola branca misturadas, utilizando um borrifador de plantas. Enquanto a mistura ainda estiver molhada, preencha alguma falha com areia (ou terra) ou grama. Novamente deixe secar de um dia para o outro. Essa mistura criará uma película transparente sobre o piso, o que ajudará na completa fixação dos materiais utilizados na base.
Como você pode ver, a base ainda parece um pouco plana, o que não deixa o diorama tão chamativo. Para trazer o foco novamente à parte frontal, nós precisaremos deixar a parte de trás mais alta. E isso pode ser feito acrescentando algumas árvores.
A construção de árvores pode ser encontrada também nessa seção. Eu acrescentei algumas árvores menores na frente, para dar a impressão de uma área bem arborizada. As árvores são fixadas fazendo pequenos furos no piso, e coladas com cola branca. Deixe secar durante à noite.
Muito bem. O próximo passo é preparar a base para a pintura. Primeiro cubra a parte da moldura para não sujar. Utilizando fundo automotivo, aplique uma boa camada de cinza.
Após o fundo secar, aplique uma demão de preto. Isto não apenas ajudará na pintura, como selará todo o material na base.
Depois de seca a pintura, é hora de pintar o piso. Eu utilizei tinta acílica Tamiya para isso, principalmente porque gosto da sua textura quando aplicada com aerógrafo, e fico feliz com os resultados. Primeiro pintamos a estrada, usando a tinta XF-52 (Flat Earth) misturada com um pouco de XF-1 (Flat Black) para escurever.
Depois é hora de pintar a grama e as árvores, usando CF-27 (Black Green).
Feito isso, aplique um pouco de XF-55 (Deck Tan), apenas pulverizando-o para realçar alguns detalhes.
Por fim, aplique um "washed" sobre a superfície para realçar os detalhes. Depois de seco, aplique a técnica "pincel seco"(drybrush), utilizando tinta Humbrol 187 na estrada e Humbro 80 nas árvores e na grama.
A base terminada, esperando pelo modelo
Depois de deixar a base secar por alguns dias, o próximo passo é acrescentar os modelos. O primeiro a ser colocado é o Warrior IFV, da Academy. É um belo kit, mas tem alguns pequenos detalhes. Tem 2 peças que requerem mais atenção na montagem (que são as placas frontal e laterais), então classificarei esse kit como Intermediário. O modelo é fixado na base com cola branca, o que permite um ajuste completo antes da cola secar.
Depois de secar bem, aplique um pouco de giz pastel para dar mais harmonia entre a base e o modelo.
Por final, é hora de dar um nome ao diorama (a parte mais difícil, na minha opinião). Eu chamei-o de "Bandit Country". Blindados modernos não são os meus favoritos, mas às vezes montando uns que não sejam da II Guerra Mundial, me ajuda a reacender a paixão pelo modelismo. Feliz montagem!
Texto: Keith Forsyth
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |
|