Lista Básica

  Fontes de Ar

  Aerógrafo

  Betume

  Escalímetro

  Granalha de Aço

  Lixas

  Colas

  Giz Pastel

  Lâminas

  Serrinha

  Massa Putty

  Máscaras de Pintura

  Pincéis

  Cópias em Resina

  Moldes Complexos

  Vitrine

  Tintas

  Photo-Etched

 << Voltar
Cópias em Resina

Introdução:

Originais e copias

Muita gente me pergunta como fazer cópias em resina. Até pouco tempo atrás, era bem difícil achar referências e materiais para isso. No entanto, isso tem mudado. Já apareceram diversas matérias na Internet (WebKits), mas os materiais ainda eram difíceis de se achar.

Além disso havia outro problema. Em geral, a quantidade desses materiais é relativamente grande (para termos de plastimodelismo) e alguns deles tem data de validade, alterando suas características após o prazo. Ou seja, além de caros, correm o risco de serem jogados no lixo.

Existem diversos tipos de resinas para se fazer cópias, como acrílico, poliester, etc. Uma das opções é o conjunto para cópias em resina, chamado KitCopy, da Huta. O conjunto tem os quatro componentes para se fazer os moldes (2) e as cópias(2) , em quantidades e preços ideais para plastimodelismo.

KitCopye da Huta

Preparando a Cópia:

Primeiramente, deve-se escolher as peças que serão copiadas. Como você pode notar em qualquer grade de peças, as peças têm um "lado", ou seja, uma parte que é a peça bem acabada e outra menos detalhada. Isso é devido ao processo de injeção e retirada dos moldes. Embora a cópia em resina seja feita em moldes de silicone, mais maleáveis, as peças cópiadas que tiverem apenas um "lado" bom apresentarão melhores resultados que as peças de "dois lados".

Escolhida a peça, procure um recipiente plástico que possa acomodá-la, de modo que esta possa ficar submersa (em silicone). Você pode usar caixas de filmes fotográficos, balas Tic Tac, Estojos de caneta, etc. É bom que você tenha um estoque dessas peças para que possa copiar qualquer peça que precise, sem disperdicar silicone à toa. Você também pode aproveitar esse recipiente para fazer moldes de várias peças, economizando silicone.

Cole a peça no fundo dessa caixa, deixando o lado ruim para baixo. O ideal é colar com um pingo de cianoacrilato, pois o mesmo não reage com a peça nem com o fundo plástico, podendo ser removido facilmente.

Pecas Coladas

Outro detalhe é prever se a peça, na posição que o molde será feito pode segurar bolhas, estragando o molde. As peças mais fáceis de se copiar são aquelas com pouca profundidade e com uma boa área para a resina entrar (enquanto o ar sai). Peças muito profundas ou compridas (Um missil, por exemplo), podem ter problemas com bolhas. Caso seja impossível fazer de outra maneira, tente colar algumas peças partes de sprue na peça (também com cianoacrilato), para que esse espaço seja um respiro, onde as bolhas de ar poderiam ficar se dar problema.

Fazendo o Molde:

Silicone com catalisador Primeiro misture a borracha de silicone com o catalisador, na quantidade indicada (1 gota/grama). O uso de mais catalisador fará com que o silicone cure mais rapidamente, em compensação, o molde ficará mais duro. Você deve saber dosar isso, ou pode estragar o molde ao tirar a matriz ou qualquer cópia.

Derrame o silicone lentamente no recipiente. Nunca o faça diretamente sobre a peça. Deve-se imaginar que se está derramando azeite até que a peça fique submersa no silicone. Feito isso, pode-se tentar tirar algumas bolhas. Em casas profissionais, existe um vibrador que força as bolhas a se soltarem. Uma técnica mais rudimentar, é usar um celular com vibra-call para isso.

Derramando a mistura

Deixe o molde secar por 24 hs. Após esse tempo, retire o molde com cuidado. Dependento do formato, você consegue retirar o molde e peça fica no fundo, ou então, destaque a peça e retire-a do molde depois.

Molde pronto

Fazendo a Cópia:

Misture os componentes da resina em partes iguais. Uma das vantagens desse tipo de resina é que permite-se que haja uma pequena diferença nas quantidades dos dois componentes, sem que isso afete o processo. Misture os componentes até que a mistura fique bem homogênea.

Derrame a resina sobre o molde. Evite fazê-lo rápido demais, para que não fiquem com bolhas presas. A resina tem um tempo de trabalho de 5 minutos. Nesse tempo, você pode mexer na massa com uma agulha e tentar tirar alguma bolha. Feito isso, deixe a resina curar. O tempo varia de acordo com a peça. Peças mais simples podem ser retiradas por volta de uma hora após o início, mas cuidado que ela ainda estará meio borrachenta e você pode perder a peça.

Resina no molde

Conclusões:

Copias prontas

Essa técnica permite copiar peças rapidamente e de maneira simples. Os materiais não são agressivos, não soltam vapores ou deixam cheiro na casa. Os moldes de silicone podem ser guardados para uso futuro, desde que não peguem poira. O que determinará a vida útil do molde é a dificuldade de tirar as peças, pois podem arrancar pedaços do silicone aos poucos.

Naturalmente, peças mais simples têm resultados melhores. Peças mais elaboradas precisarão de um trabalho melhor de preparação dos moldes e também no processo eficiente de retirar bolhas.

Para aqueles que acham que cópia em resina é apenas pirataria. Aqui valem duas dicas. Moldes em resina podem ser usados para copiar alguma peça que seja de difícil montagem ou repetitivas (fiz oito super-chargers da B29, a partir de uma peça em scratch). Outra utilização da resina é fazer cópias de segurança em alguma aventura plastimodelista. Digamos que você queira dobrar alguma asa de avião, alterar detalhes de um motor. Nesses casos, é sempre bom ter uma cópia para o caso de as coisas darem errado. As cópias ainda podem servir para recuperar alguma peça perdida, como uma calota ou roda, bombas, etc.

Adendo: Muita gente entra em contato perguntando onde pode-se achar o KitCopy da HUTA. Acontece que o fabricante deixou de produzir tais resinas após a edição dessa matéria. A resina-base pode ser encontrada na ABCOL sob o nome de Resina F19. A quantidade mínima é de 1kg (500 gramas de cada componente).

Texto:


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1024x768
Eventos Agendados
Dezembro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Janeiro
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31